sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vote Consciente!

Nesse domingo (03/10) ocorrerá as eleições. Teremos que votar para Presidente, Governador, Deputado Federal, Deputado Estadual e para dois Senadores.

Mas afinal, o que cada uma dessas pessoas fazem ? O que elas representarão por nós?

Presidente:
O Brasil é um país presidencialista desde o dia 15 de novembro de 1889, quando Marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro dos 35 presidentes brasileiros. Nesse caso, o representante é eleito pelo voto direto e tem por obrigação chefiar o poder Executivo, o que significa que ele precisará administrar o país, dirigindo seus rumos políticos, ele acumula as funções de chefe de Estado e de governo e representa nosso país para outras nações.

Deputado Federal:
O deputado Federal é um cidadão eleito para Câmara dos Deputados, sua função é ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis. Pode também propor, emendar as Constituições do país. Além disso, atende pessoalmente aos eleitores, encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais.

Deputado Estadual:
Deputado estadual atua na Assembleia Legislativa e tem a função de propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, elaborar e emendar a Constituição Estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, entre outras. Pode também interceder junto ao governador por liberações de verbas para obras e melhorias nos municípios.

Senador:
O trabalho de um senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo.
Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo. No Brasil há 81 senadores.

Governador:
O governador realiza diversas atividades, como nomear e exonerar os secretários de Estado, tomar decisões sobre obras, projetos e programas vinculados ao governo estadual, sancionar ou proibir projetos de lei aprovados pela Assembleia Lesgislativa e prestar contas de cada prática à Assembleia.
O Governador ainda nomeia os magistrados do Tribunal de Justiça, comanda a Polícia Militar, presta informações pedidas pelos Deputados sobre a administração, faz a expedição de regulamentos e decretos e manda projetos de lei para Deputados Estaduais para análise.
Portanto, vote consciente. Faça seu papel de cidadão!
Postado por: Lais Capel

Nenhum comentário:

Postar um comentário