terça-feira, 28 de setembro de 2010

Poluição extermina 171 espécies na serra


"A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, em Santo André, teve sua flora modificada pela ação da poluição vinda do complexo industrial de Cubatão. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, responsável hoje pela área de preservação, a ação severa dos poluentes desde a década de 1980 atingiu a vegetação, modificando particularmente as
árvores. Sem suporte e sombreamento, muitas orquídeas e bromélias deixaram de ser encontradas na reserva.
De acordo com o estudo,171 espécies desapareceram, entre elas 113 de orquídeas, 43 de mirtáceas e 15 de bromeliáceas. Pesquisadores da Universidade Hohenheim, da Alemanha, publicaram artigo no ano passado sobre a ação da poluição na reserva, citando Paranapiacaba como principal exemplo do problema no país. O estudo alemão mostra que os distúrbios na mata diminuíram a partir de1990, com o início das medidas de controle de emissões na região de Cubatão. A principal contaminação encontrada na mata foi de metais, ozônio e outros poluentes oxidantes.
A topografia da Vila e a direção dos ventos são apontadas pelo Instituto de Botânica como fatores de favorecimento para que a reserva receba os resíduos industriais."


Fonte: Jornal Metro ABC, terça-feira 28 de setembro de 2010
http://www.readmetro.com/show/en/MetroABC/20100928/1/2/


Infelizmente fatos como esse são muito comuns no território brasileiro, quando será que coisas assim irão acabar? A nossa natureza é o que o Brasil tem de melhor, tanto na qualidade de vida quanto na parte econômica e nós mesmos estamos destruindo o que nossa patria nos oferece de melhor.
Esta postagem é para uma reflexão geral. Obrigado.




Postado por:
Luiz Gustavo Gabriel Zandonadi e Rafael Guerra e Silva Fontes

Um comentário: